sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ENERGIAS RENOVÁVEIS:

01 – ENERGIA EÓLICA:


A força do vento pode ser transformada em energia e contribui para a preservação do meio ambiente. Não gera nenhum elemento tóxico, não requer água e nem contribui para o efeito estufa.
Existem hoje mais de 30.000mW de capacidade instalada no mundo e a maioria dos projetos foram implementados na Espanha, Dinamarca, Alemanha e Estados Unidos.
É uma energia limpa, economicamente viável, de fontes renováveis e compatíveis com a produção de alimentos, pois preserva a capacidade agriculturável do local instalado, baixo custo de produção e para o consumidor que a utilize.


Mauricio Tolmasquim, Presidente da EPE, ainda afirma que a hidroeletricidade responde por 80% de toda a energia elétrica gerada e consumida no país.
“O Brasil detém a matriz energética mais renovável do mundo, com 45% do consumo atendido por fontes renováveis. Se considerarmos a matriz de energia elétrica, esse percentual aumenta cerca de 90% O que dá ao Brasil uma vantagem competitiva em relação aos demais países, pois dominamos a utilização sustentável do ponto de vista socioambiental de fontes limpas e de baixo custo” .
Os Estados Unidos começa a investir na produção de energia gerada pelos ventos. Apenas 1% da área é ocupada com a instalação das turbinas, sendo cada uma com uma vida útil de 20 anos. O restante da área pode ser destinada para outros fins, como plantação de gramíneas, hortaliças e pastagem e contribuí para minimizar muito a emissão de gás carbônico no ambiente.



02 – BIODIESEL:


É um biocombustível derivado de oleaginosas tais como: soja, girassol, algodão, mamona, dendê, babaçu, gordura animal, entre outras.
O biodiesel apresenta a vantagem de ser isento de enxofre além de contribuir para a emissão de gás carbônico para o ambiente e também contribui para a geração de emprego e renda.


O Brasil é pioneiro na produção de biocombustíveis através do Programa Nacional do Álcool – Proálcool - que é hoje uma referência mundial. Muitos países têm mostrado interesse em misturar álcool à gasolina para reduzir a emissão de gases poluentes e o Brasil desenvolve um programa de exportação de álcool para o mercado externo.
O uso do álcool restringe a emissão de poluentes, principalmente o monóxido de carbono, óxidos de enxofre, compostos de chumbo e compostos orgânicos tóxicos como o benzeno, portanto, o Brasil é hoje o maior produtor de álcool do mundo e com menor custo de produção do planeta.



03 – ENERGIA SOLAR:

É pouco explorada no Brasil em se tratando de geração térmica, apesar de apresentar grande potencial através do clima. Algumas empresas privadas estão investindo em projetos de aquecimento termo-solar da água, ainda em fase de estudos.
Foi inaugurado no Rio de Janeiro, o primeiro posto com capacidade de oferecer a recarga de veículos a partir da energia solar, com o apoio da Petrobrás, com o propósito de reduzir a emissão de dióxido de carbono e buscar a eficiência energética além de estimular o crescimento das energias renováveis.
Uma recarga completa dá uma autonomia média de 40 km para uma moto e 60km para um carro elétrico e o consumo gira em torno dos 1,2kWh.
04 – BIOMASSA:

A utilização do biogás proveniente do lixo e dejetos sanitários como insumos para a produção de energia, representa um grande passo, principalmente para os grandes centros urbanos, reduzindo as emissões de poluentes, como o metano, que contribui sensivelmente para o efeito estufa.

Os aterros produzem biogás a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, resultante da ação das bactérias em matérias orgânicas nos resíduos domiciliares.

A energia elétrica a partir do lixo pode ser obtidas de duas formas:

a) pela compostagem da fração orgânica (60% do lixo domiciliar)
b) pela incineração da parte seca. (30% - borracha, madeira, papel, plástico).

Os 10% restantes são rejeitos não aproveitáveis.

Uma das vantagens que o metano apresenta é poder ser usado como gerador de energia elétrica nos horários de pico, entre 17hs 19hs.
São tecnologias que não agridem o meio ambiente, sendo um atenuador de impactos.
O programa de incentivos às fontes alternativas de energia elétrica – PROINFA prevê geração energia a partir de bagaço de cana, lixo e esgoto .
Fontes:
htpp://www.biodiesel.gov.br

Um comentário:

  1. Amei todas essas informações, espero ser um bom agente ambiental pode contar comigo!!!!!1

    ResponderExcluir