sábado, 17 de outubro de 2009

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE:

O Governo das Maldivas realizou no último sábado, 17/10 do corrente ano, uma reunião ministerial no fundo do mar para alertar contra os perigos do aquecimento global.O país, localizado no Oceano Indico, fica apouco mais de dois metros acima do nível do mar e teme ser engolido pelas águas, se o nível dos oceanos continuarem subindo por causa do aquecimento global.
Queima do lixo no Brasil pode gerar energia:
Estimativa das multinacional da área de consultoria e engenharia especializada na área de Energia, entre outros setores, é de que o Brasil pode gerar 300 MW de energia com a incineração de 12.000 toneladas de lixo ao dia. A geração de energia elétrica a partir da queima do lixo é uma atividade que tem grande potencial de desenvolvimento no País, e pode se tornar viável em escala expressiva, favorecendo o meio ambiente.
Chiclete no chão não é cultura:
Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar, ao invés de serem jogados no lixo. Ao sentirem o chiclete grudando em seu bico, os passarinhos tentam, desesperados, retirá-lo com os pés…
Em algumas vezes, acontece o pior: acabam sufocados e morrem asfixiados.
Os Dez Mandamentos do Amigo do Planeta:
Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.”
Mahatma Ghandi.
1. Só Jogue Lixo no Lugar Certo
2. Poupe Água e Energia
3. Não Desperdice
4. Cuide dos Animais e Plantas
5. Cuide das Árvores
6. Não Polua
7. Coleta seletiva de lixo
8. Conheça e conviva com a natureza
9. A natureza não vota e nem se defende. Faça você por ela!
10. Crie um clube de amigos do planeta na escola, ou associação!
O Carbono Negro:
O carbono negro (black carbon) é constituído de partículas marrons originárias da fuligem da combustão, deficiente de diesel, óleo combustível, gasolina, fornos lenha e outras fontes similares, que absorvem a luz solar.
O carbono negro altera o meio ambiente de duas formas. No céu, as partículas em suspensão absorvem a luz solar aquecendo a atmosfera, e por conseqüência a própria Terra. Na superfície da Terra, depósitos de carbono negro sobre a neve ou o gelo absorvem a luz solar, aquecendo a Terra e derretendo as geleiras. O gelo marítimo do Ártico e as geleiras do Hymalaia e do Tibet, por exemplo, está derretendo tanto por resultado do carbono negro, quanto do aquecimento global causado pelo dióxido de carbono. O efeito de aquecimento do carbono negro é igual a cerca de 20% a 50% do efeito do dióxido de carbono, fazendo-o o segundo ou terceiro maior contribuinte ao aquecimento global.
O carbono negro da fuligem contribui para a mudança climática no aquecimento local. Suas partículas absorvem calo e contribuem para o processo de derretimento das geleiras. Diferente do CO2, que permanece ativo poucas semanas na atmosfera ou sobre o gelo, mas é, constantemente, renovado pelas emissões de suas variadas, e muito disseminadas fontes.
Invertebrados em extinção: Invisíveis e em perigo

Mapa inédito do IBGE traz 130 espécies de invertebrados ameaçados de extinção.Seu lançamento é considerado de extrema importância porque os invertebrados estão entre as espécies menos conhecidas do país. Eles exercem um papel-chave nos biomas. Muitos são polinizadores - responsáveis pela sobrevivência das matas - outros têm funções significativas na estrutura dos solos e na cadeia alimentar e, portanto no equilíbrio de todo o sistema. A ação do homem é a maior responsável pela ameaça de extinção.

Colapso de blocos de gelo afeta populações que vivem no fundo do mar e podem alterar habitat. O desmoronamento de blocos de gelo por causa das mudanças climáticas ameaça dizimar a biodiversidade em águas pouco profundas da Antártica. O aumento do desmoronamento de icebergs sobre o fundo do mar altera o tipo e o número de criaturas marinhas podendo provocar alterações na distribuição de espécies.

Um terço dos recifes de corais do planeta está ameaçado de extinção. Afetados por mudanças climáticas, poluição e pesca predatória muitos corais estão em perigo. A região do Caribe é a que apresenta a mais alta concentração de corais ameaçados. Quando morre um coral morrem também outros animais que dependem dos recifes de coral para seu alimento e abrigo, podendo ocorrer o colapso de um ecossistema inteiro. Os corais são o grupo mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, segundo.O aumento da temperatura da água do mar e a intensidade da radiação solar leva à descoloração dos corais e a doenças que freqüentemente acarretam a mortalidade em massa desses corais.Os oceanos absorvem cada vez mais CO2 da atmosfera aumentando a acidez das águas.
Os oceanos absorvem aproximadamente 1/3 de todo o CO2 liberado na atmosfera por atividades humanas. Quando o CO2 se dissolve na água é formado o ácido carbônico, que altera o delicado equilíbrio químico dos mares.
Fontes de referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário