segunda-feira, 29 de junho de 2009

PRODUTO ECOLÓGICO:

Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, não-tóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável. Apresenta menor risco à saúde humana e menor impacto possível ao meio ambiente, quando comparados a outros produtos da mesma finalidade.

Após muitas discussões, reuniões e debates por ambientalistas e defensores do meio ambiente, surgiu a necessidade de se criar um meio que ajudasse a prservação e conservação dos bens ambientais em risco de extinção, e avaliando-se a toxicidade à vida humana e ao meio ambiente, pudesse dar um freio à degradação que estamos verificando, caso em que, os fins não justificam os meios, para o extenuante uso e abuso dos recursos ambentais.
O Selo verde surgiu a partir da crescente preocupação ambiental dos consumidores, principalmente do mercado europeu. Foi quando governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais. Ficou definido que as madeireiras que possuem o selo verde deveriam comercializar apenas produtos retirados das florestas de forma ambientalmente correta e enquadrados em um plano de manejo certificado por organismos internacionalmente reconhecidos, como o FSC.

O Selo Verde atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente pelo fabricante, que determinados produtos são adequados ao uso e apresentam menor impacto ambiental em relação a outros similares.

OBJETIVO DO SELO VERDE: o principal objetivo é deixar claro para o consumidor que o produto que está de acordo com critérios de excelência de qualidade. Não se pode confundir, também, com etiquetas de advertência de uso compulsório, que contém indicações de que o produto pode ser danoso à saúde, tal como as impressas nos maços de cigarros, ou etiquetas informativas de reciclabilidade. A aceitação do Selo Verde pelo consumidor é garantida pela confiança depositada no emitente do selo.

PRINCIPAIS SELOS ECOLÓGICOS DO MERCADO:

- FSC (Forest Stewardship Council)
O que certifica: áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes.
Como é: atesta que o produto vem de um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável. Dez princípios devem ser atendidos, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária.







– ISO 14001/ABNT
O que certifica: Sistema de gestão ambiental de empresas e empreendimentos em qualquer setor.
Como é: em sua operação, a empresa deve levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ao contrário das demais certificações, não há um selo visível em produtos. Para saber se uma empresa tem o ISO 14001, deve-se consultar seu site ou centro de atendimento ao cliente
. http://www.abnt.org/.









- LEED- LIDERANÇA EM ENERGIA E DESIGN AMBIENTAL
O que certifica: prédios e outras edificações.
Como é: é concedido a edificações que minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção, quanto na de uso. Materiais renováveis, implantação de sistemas que economizem água, energia elétrica, gás e controle da poluição, durante a construção, são alguns dos critérios. WWW.usbgc.org/leed.


GBC Americano



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