segunda-feira, 29 de junho de 2009

- Rainforest Alliance Certified:
O que certifica: produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás.
Como é: trata-se de uma certificação socioambiental. Comprova que os produtores respeitam a biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo. Com grande aceitação na Europa e nos EUA, é auditado no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola .
http://www.imaflora.org/.
Outros selos dessa categoria: UTZ Kapeh e Max Havelaar.








– ECOCERT:
O que certifica: alimentos orgânicos e cosméticos naturais ou orgânicos.
Como é: os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para serem certificados. Para ganhar um selo de cosmético orgânico, um produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem ser orgânicos. O selo Ecocert é um só (este ao lado). Mas, por contrato com a certificadora, o fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é orgânico ou natural.
http://www.ecocert.com.br/









– IBD - Instituto Biodinâmico:
O que certifica: alimentos, cosméticos e algodão orgânicos.
Além de cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica (como fazer rotação de culturas e não usar agrotóxicos), garante que a fabricação daquele produto obedece ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas.
Os produtos industrializados devem ter ao menos 95% de ingredientes orgânicos certificados – a água e o sal são desconsiderados nesse cálculo tanto para cosméticos quanto para alimentos.
http://www.ibd.com.br/.Outros selos dessa categoria: Ecocert (leia acima), Demeter, CMO (Certificadora Mokiti Okada) e IMO (Institute for Marketecology.

Nenhum comentário:

Postar um comentário